fbpx

Senhas corporativas – aumente a segurança da sua empresa

16 de Setembro de 2021

Sabemos que a maioria das ações de hackers são feitas a partir de senhas corporativas que muitas vezes são consideradas fortes por quem as utiliza, mas de fácil descobrimento por programas desenvolvidos para descobrir senhas.

Ao mesmo tempo, sabemos que é necessário fornecer uma senha individual para cada colaborador e esse é o papel da equipe de TI, que também precisa criar uma política de senhas corporativas para elevar a eficiência e a segurança na empresa.

Para isso, existem tecnologias completas para o gerenciamento e também existem atitudes simples que ajudam muito.

Abaixo você vai entender mais sobre a criação de uma política de senhas corporativas e a necessidade de orientação dos seus colaboradores.

Quais são as melhores práticas no uso de senhas corporativas?

A política de senha corporativa envolve regras que servem para todos os usuários e é ainda uma maneira da equipe responsável pela TI assegurar critérios mínimos de segurança no acesso aos sistemas e dispositivos corporativos.

A senha é a chave para toda a sua infraestrutura. Se ela não é segura o suficiente, significa que toda a rede da empresa pode ser comprometida. Investir em soluções é muitas vezes necessário, mas as práticas básicas não podem ser esquecidas. Desenvolva uma política de senhas corporativas e divulgue-a amplamente pela empresa.

Com a criação de uma política de senhas, o ambiente de trabalho da sua empresa se tornará mais seguro.


Confira 6 dicas que vão te ajudar nesse processo

1 – Crie senhas fortes

Na maioria das vezes o colaborador cria senha fáceis para não se esquecer dela na hora de utilizar, e esse ato pode causar grandes problemas, um alvo fácil para os hackers invadirem e sequestrarem dados.
Senhas fáceis, como as que possuem data de nascimento, ou outras informações pessoais podem ser facilmente descobertas e não devem ser utilizadas. Além disso é recomendado um número alto de caracteres, 8, por exemplo, para dificultar o descobrimento, cada caracter a mais é uma proteção extra para os acessos aos dados da empresa.

2 – Caracteres especiais

Mesmo utilizando mais de 6 caracteres a criação de uma senha usando palavras únicas ou até mesmo nomes e sobrenomes não garantem a segurança da senha.
O ideal é variar o máximo possível, com números, letras, carecteres especiais e não repetir nenhum símbolo.

3 – Trocas de senhas

Além da utilização de padrões mais complexos, também é indicado a troca periódica das senhas utilizadas, a fim de reforçar a segurança.  Fazendo isso de forma contínua, os usuários adquirem o hábito de atualizar suas senhas de acesso limpando um possível rastro que poderia permitir a entrada de desconhecidos.

4 – Não utilizar a mesma senha em tudo

Outro grande erro é utilizar a mesma senha para todos os locais de acesso. Nesses casos, se a senha é descoberta e acontece a invasão, o hacker pode acessar todas as “portas” da empresa usando a mesma senha. Crie acessos diferentes para cada ferramenta/acesso.

5 – Bloqueio de tentativa

Outra prática importante é criar política para bloqueio de contas. A partir de um certo número de tentativas erradas para entrar no sistema a conte é bloqueada evitando o possível ataque hacker.

6 – Conscientização dos Colaboradores

Não basta estabelecer regras de proteção se elas não são seguidas. É importante conscientizar todos os usuários sobre a importância da política de senhas. Os colaboradores devem saber que o compartilhamento de suas senhas, mesmo que com membros da equipe pode ocasionar sérios problemas.

Conheça a W2Z

Nosso portfólio é composto por produtos e serviços certificados pelas maiores empresas de tecnologia assegurando as melhores soluções do mercado para Segurança de TI.

Precisa de ajuda para implantar uma política de senhas segura, faça contato com nossos especialistas.


Buscar

Telefones fora de serviço

Nosso telefone fixo está temporariamente fora de funcionamento, para abertura de chamados utilize os canais abaixo:

Celular (19) 9 9718.5222

WhatsApp (19) 3535.9000

Abrir Chat