fbpx

Manutenção preventiva em TI: qual a importância e como fazer?

16 de Setembro de 2021


Sabemos que prevenir é definitivamente melhor que remediar, e é pra isso que existe a Manutenção Preventiva.

Afinal, se você puder se antecipar aos problemas nos ambientes de TI como infraestrutura, servidores e estações de trabalho, ela vai ajudar na melhor gestão de custos, manter a produtividade e a disponibilidade e ainda diminuir as perdas de dados ocasionadas muitas vezes pela falta de backup.

O que é a manutenção preventiva?

A manutenção preventiva faz o controle e monitoramento nos equipamentos, com o objetivo de reduzir ou impedir falhas antes que elas aconteçam.

Além de melhorar o desempenho deixando os equipamentos mais rápidos e com uma melhor qualidade na execução de suas funções ela gera um aumento de disponibilidade e se torna mais ágil quando planejada e levada em consideração a quantidade de máquinas, sua utilização e intensidade, assim os reparos são condizentes com as necessidades de cada equipamento.

Quando falamos de TI, dois tipos de manutenção se destacam: corretiva e preventiva. A corretiva é mais focada em reparos imediatos, correções realizadas após o aparecimento de danos e falhas no equipamento. Já a manutenção preventiva permite que os técnicos se antecipem aos problemas, e isso é muito importante para as empresas, já que o modelo preventivo afasta a possibilidade de paralisar as atividades da empresa para reparos.

A importância da manutenção preventiva em TI

O ditado acima pode fazer referência as coisas simples do nosso cotidiano, mas e quando as consequências da falta de prevenção envolvem danos muito mais sérios para sua empresa?

Imagine um dia de entrega de projeto, finalização de pedidos, ou um fechamento mensal onde se tem um pico de acessos aos sistemas, é sempre uma loucura, agora imagine se no meio disso tudo um computador para de funcionar, o servidor não responde ou um HD é corrompido.

É nessas ocasiões que os problemas podem surgir nas empresas que não investem na manutenção preventiva em TI.

Hardwares, softwares e estruturas podem não dar sinal de problema até serem levados ao limite — exatamente quando os funcionários mais dependem deles.

Quais as vantagens da manutenção preventiva?

Diferente da manutenção corretiva — que resolve problemas apenas quando eles ocorrem — a manutenção preventiva garante a performance e preserva o tempo de vida útil de cada equipamento. Ela apresenta vantagens como:

Redução de custos

A prevenção sempre é mais barata que a correção. Além disso, corrigir pequenas falhas é mais eficaz, mais rápido e mais barato do que a necessidade de trocar qualquer equipamento;

Redução de danos à produtividade

Monitorar e acompanhar os seus computadores e equipamentos em geral, de forma contínua, garante que as atividades não sejam interrompidas. Com manutenções programadas e planejadas, a queda de produtividade por conta de problemas de manutenção chega a quase zero. A eficácia e fluidez do trabalho na empresa são claramente melhoradas com a manutenção preventiva;

Redução de riscos

Equipamentos sem manutenção e até mesmo softwares sem as atualizações necessárias são portas abertas para ataques e invasões às redes e bancos de dados das empresas. A qualidade da Segurança da Informação é uma das maiores vantagens da Manutenção Preventiva.

Aumento da vida útil dos equipamentos

Ações simples como a limpeza dos equipamentos também fazem parte da manutenção preventiva. Mesmo básico, isso vai livrar a sua máquina de muitos problemas futuros e garantir um aumento de sua vida útil. Essa e outras medidas mais profissionais, como a análise cuidadosa do interior dos computadores, garantirão que as suas máquinas estejam disponíveis por um período maior de tempo. Isso é essencial para empresas que não contam com a possibilidade de trocar os equipamentos constantemente.

Quais ações adotar dentro da empresa que já tem um setor de TI?

Algumas medidas devem ser adotadas pelo setor de TI para uma efetiva manutenção preventiva.

Atualização de softwares

Manter os softwares e programas utilizados pelos dispositivos atualizados é uma das maneiras mais eficazes de evitar problemas na sua rede de computadores. Montar um calendário com as datas para atualização, fora do horário de funcionamento da empresa, ajuda também a garantir a produtividade.

Ambiente

Verificar as condições do ambiente onde ficam as máquinas é muito importante para seu correto funcionamento. Devem ser analisadas a temperatura e a umidade do local, que precisam estar adequadas às prescrições dos fabricantes para o correto funcionamento dos dispositivos.

Limpeza física

A limpeza dos computadores também deve acontecer de maneira regular. Evitar o consumo de bebidas e alimentos na área dos computadores também é recomendado. A limpeza dos computadores aumenta a vida útil das máquinas, reduzindo os gastos com substituição e manutenção corretiva.

Armazenamento em nuvem

O armazenamento de dados em uma Nuvem é outra alternativa que faz parte da manutenção preventiva. A melhoria dos sistemas, menos carregados pela quantidade de dados e informações, faz com que as quedas e interrupções nas funções das máquinas sejam menos frequentes.


Não tenho setor de TI, como faço para implantar a manutenção preventiva?

Para as pequenas e médias empresas, ter uma equipe apenas voltada para o setor de TI pode ser inviável. Por esse motivo, a melhor maneira de contar com um bom serviço é contratando profissionais terceirizados, dessa forma, você deixa essas tarefas por conta de profissionais externos e mantém a sua equipe interna focada nas atividades próprias do negócio.

Toda a manutenção preventiva é planejada e realizada por uma equipe de especialistas, capaz de verificar e prevenir problemas na rede, além disso, pode indicar o melhor uso de softwares e programas de acordo com a estratégia de negócio da empresa.

Para as pequenas e médias empresas, realizar a manutenção preventiva é o melhor caminho para reduzir custos e aumentar a vida útil de seus dispositivos.

Desse modo, a sua empresa mantém a produtividade e ainda reduz custos, já que contratar serviços terceirizados de manutenção preventiva sai mais barato em comparação ao gasto que você pode ter quando a necessidade de uma manutenção corretiva.

A ideia principal da manutenção preventiva em TI é diminuir a possibilidade de desastres e crises que façam o departamento virar noites e a empresa perder dinheiro por problemas que poderiam ter sido solucionados de forma muito mais simples anteriormente.

Leia mais sobre as Vantagens da Terceirização de TI acessando nosso BlogW2Z.

Deixe a W2Z cuidar da manutenção preventiva da sua empresa.

Nosso portfólio é composto por produtos e serviços certificados pelas maiores empresas de tecnologia assegurando as melhores soluções do mercado para Segurança de TI, Suporte Técnico de TI, Backup, Servidores, Hospedagem e Desenvolvimento Web.

Faça contato com nossos especialistas.


Buscar

Telefones fora de serviço

Nosso telefone fixo está temporariamente fora de funcionamento, para abertura de chamados utilize os canais abaixo:

Celular (19) 9 9718.5222

WhatsApp (19) 3535.9000

Abrir Chat