fbpx

Conheça as vantagens da Terceirização de TI para as empresas

30 de Setembro de 2020


As pequenas e médias empresas costumam ficar em dúvida de como conduzir a área de tecnologia. É comum a reflexão sobre a Terceirização de TI. Buscar uma avaliação ampla das características, benefícios e riscos é fundamental para a melhor tomada de decisão entendendo o papel estratégico da TI hoje para qualquer empresa, de qualquer segmento e tamanho.

Apesar da sua importância, ainda assim existem empresas que encaram a TI como um custo, muitas vezes por acreditar que se trata de uma área responsável apenas por realizar a compra e manutenção de equipamentos, e não enxergar o potencial da TI no crescimento do negócio.

O departamento de TI bem gerenciado pode elevar a empresa em um novo patamar: automatizar processos, aumentar o desempenho de equipes, reduzir custos e garantir a continuidade da operação.

Porém, ter um departamento de TI completo, da forma como ele deve ser, nem sempre é viável empresas de determinados portes, ou até mesmo não faz parte da estratégia da empresa manter uma equipe própria. Nestes casos, existe uma solução: a Terceirização de TI

Mas o que é Terceirização de TI?

Terceirização de TI é a contratação de uma empresa externa qualificada para o suporte de todos os sistemas ligados a Tecnologia da Informação. Isso implica em transferir parte ou toda função de TI para um fornecedor externo. Envolvendo assim, recursos tecnológicos e humanos, externos a hierarquia da organização, para gerenciar toda ou parte da infraestrutura de TI.

É uma estratégia utilizada para reduzir as equipes internas ou para contar com parceiros e recursos especializados enquanto o time de casa atua em projetos de inovação mais ligados ao negócio da empresa, por exemplo. Sabemos que para manter a operação de uma companhia, os serviços de tecnologia como sistemas e infraestrutura precisam estar em pleno funcionamento. Além de oferecer a robustez e a velocidade de resposta exigidos por cada tipo de negócio.

Para as empresas que optam pela Terceirização de TI, a preocupação com esses quesitos fica com a empresa escolhida para a terceirização.

Podem ser terceirizados serviços como:

  • Manutenção de computadores;
  • Suporte técnico;
  • E-mail;
  • Data center;
  • Hospedagem e armazenamento;
  • Redes;
  • Manutenção de hardware;
  • Gestão e atualização de sistemas;
  • Manutenção e programação de sistemas;
  • Segurança da informação;

Quais as vantagens da Terceirização de TI?

Pode-se dizer que os principais motivadores das empresas que optam pela terceirização estão a redução de custos com a TI, melhoria na qualidade dos serviços e mais foco no negócio.A partir daí, inúmeras vantagens da Terceirização de TI podem apontadas, tais como:

  1. Aumento da eficiência dos serviços de TI, mesmo reduzindo custos;
  2. Profissionais especializados e com know-how de mercado;
  3. Mais oportunidades de inovação;
  4. Melhores práticas de mercado;
  5. Estrutura atualizada constantemente;
  6. Desburocratização de processos;
  7. Gestão centralizada pelo fornecedor;
  8. Mais qualidade dos serviços entregues conforme o contrato de SLA;
  9. Redução da complexidade das operações com processos mais formais e automatizados;
  10. Maior foco nos negócios;
  11. Possibilidade de atuação mais estratégica e menos operacional.

Existem outras 2 vantagens que não devem passar despercebidas para uma empresa que contrata um bom fornecedor para a terceirização. Uma é a redução do nível de estresse no departamento de TI, já que os serviços são gerenciados por outra empresa, com diversos especialistas.

Confira 5 benefícios de terceirizar a TI da sua empresa

1- Redução de Custos

Ter uma equipe de TI é essencial, mas o custo de uma equipe própria nem sempre é viável. A verdade é que apenas um assistente não dá conta do recado e, para ter uma equipe com gerentes e especialistas, é necessário investir em bons salários. Além dos custos com folha de pagamento, encargos trabalhistas e afins, ainda é preciso ter conhecimento para efetuar as contratações e manter esses funcionários na equipe.

A Terceirização de TI apresenta um custo muito mais acessível, uma vez que a contratação, pagamentos e encargos ficam sob responsabilidade da empresa contratada. O cliente preocupa-se apenas com a execução do serviço, e o trabalho funciona como se a equipe fosse própria.

2- Controle dos Serviços

Uma empresa especialista em Terceirização de TI, documenta todo processo e serviços executados, podendo assim apresentar relatórios quantitativos e de desempenho dos recursos de toda infraestrutura (redes, hardware e softwares) o que permite que os gestores e responsáveis da empresa tenham um controle que os auxilie nas decisões estratégicas.

3- Retorno do Investimento

Além de reduzir custos e preocupações com contratações, a Terceirização de TI apresenta retorno do investimento realizado no longo prazo. Um dos papéis desempenhados por uma equipe de TI terceirizada é avaliar constantemente o desempenho e o consumo dos equipamentos para sugerir melhorias e aquisições que ajudam a empresa a obter economia de consumo e aumento de produtividade que resultam em crescimento e rentabilidade para o negócio.

4- Know-how de Especialistas

Uma empresa possui diferentes tecnologias e sistemas, de diferentes marcas e fabricantes, que necessitam diferentes conhecimentos. Ter um especialista para cada segmento da TI é inviável para uma empresa, mas é possível obter uma retaguarda de especialistas em múltiplas plataformas através da Terceirização de TI. Além do know-how em diferentes tecnologias, uma empresa de TI tem o compromisso de capacitar e reciclar os conhecimentos da equipe constantemente, o que aumentaria bruscamente os custos para uma empresa caso a equipe fosse própria.

5- Garantia de Qualidade

A Terceirização de TI engloba o gerenciamento de diversos serviços vitais para o negócio, como e-mails, sistemas operacionais, backups, contingência, segurança de dados, entre outros. Sendo assim, ao garantir o funcionamento e continuidade desses serviços, a empresa que terceiriza a TI garante um SLA para restabelecimento da operação, em caso de falhas, dentro de um determinado prazo.

Todas as vantagens acima possibilitam a empresa alcançar um bem maior, que é manter seus esforços e equipes direcionados para o negócio da empresa. Quanto menos paradas, chamados técnicos e tempo de interrupções, melhor para a empresa, que acaba tendo maior produtividade. É fundamental buscar o melhor aproveitamento da tecnologia para não ficar para trás e ser atropelado pelo mercado.

Como iniciar a Terceirização de TI na sua empresa?

Com um processo de transição planejado, organizado e realizado de forma controlada e sem riscos para sua operação. É assim que o processo de terceirização deve acontecer.

O ideal é optar por um parceiro experiente e com credibilidade no mercado, com processos que garantam a segurança dos seus dados e a continuidade dos serviços durante essa transição. Inicialmente deve ser realizada uma espécie de auditoria em toda a infraestrutura de TI da sua empresa, com backup de todos os dados, entendimento de todos os acessos e redefinições de senhas e permissões, por exemplo.

Com toda essa documentação do ambiente, e um planejamento anual, uma equipe especializada pode começar a assumir os serviços gradativamente. Sempre com monitoramento, para que nada atrapalhe o processo de transição ou mesmo depois, a operação como um todo.

Deseja ter sua TI suportada por especialistas?

Conheça o suporte da W2Z Soluções em TI e veja como podemos ajudar sua empresa com nosso conhecimento técnico e elevar o seu negócio a um novo patamar. Fale com nossos especialistas.


Buscar

Telefones fora de serviço

Nosso telefone fixo está temporariamente fora de funcionamento, para abertura de chamados por favor ligue:

Suporte técnico (19) 9 9718.5222

Suporte Host/Hospedagem (19) 9 9767.8059

Abrir Chat