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O que faz um Suporte de TI?

24 de Abril de 2024

Além de otimizar e atualizar os processos na área da tecnologia, o Suporte Técnico de TI é muito importante para garantir o funcionamento de todas as soluções e tem impacto direto na produtividade dos colaboradores. Portanto, ter um Suporte Técnico de TI de qualidade tornou-se uma necessidade em todas as organizações.

Um dos fatores que mais influencia a produtividade dos funcionários é a disponibilidade dos recursos e ferramentas necessários para execução das suas atividades. Em um ambiente de trabalho cada vez mais automatizado e dominado pela tecnologia, é responsabilidade do setor de TI garantir o funcionamento de todos os dispositivos e softwares, possibilitando assim os gestores fazer mais em um menor espaço de tempo, fazendo com que a eficiência resulte em economia de tempo e maior produtividade.

O Suporte de TI irá atuar nas seguintes frentes

  1. Projetar redes de computadores e realizar sua manutenção;
  2. Se responsabilizar pela segurança dos recursos da rede, ou seja, dados e serviços:
    • Prevenção contra invasões físicas e/ou lógicas;
    • Criação de políticas de segurança;
    • Controle de acesso aos recursos;
    • Instalar, configurar e atualizar programas de Antivírus e Antispywares;
    • Criação e manutenção de backups.
  3. Instalar e manter Sistemas Operacionais múltiplos;
  4. Instalar e manter a comunicação digital, ou seja, e-mail, WEB, FTP e VPN:
    • Definir políticas de controle de conteúdo;
    • Definir controle de acesso de banda à WEB;
    • Configurar as contas de correio eletrônico;
    • Criar e utilizar VPN´s;
  5. Instalar e manter sistemas de gestão (ERP);
  6. Prestar suporte aos usuários da empresa ou organização.

Podemos destacar cinco principais funções do Suporte de TI dentro das empresas:


1. Implantação de soluções que otimizem os processos empresariais, eliminando em muitos casos os controles manuais tornando as atividades operacionais mais produtivas, estratégicas e ágeis.

2. Solução dos chamados dos funcionários, que vão desde dúvidas sobre a utilização de determinada solução e recuperação de senhas até problemas de acessos e no funcionamento dos equipamentos e softwares.

3. Segurança da informação, proporcionando maiores camadas de segurança as informações importantes, banco de dados dos sistemas, informações bancárias, dados de clientes e fornecedores. 

4. Correção de problemas na infraestrutura, como configuração das redes, estações e servidores, estabelecimento de um plano de backup e recuperação das informações.

5. Aumento da disponibilidade, estabilidade e velocidade dos sistemas, softwares e hardware, tornando o ambiente de trabalho mais acessível aos gestores, organizado e com informações bem estruturadas.  

Quais problemas as empresas enfrentam sem Suporte de TI?


Não há como negar que os avanços tecnológicos trouxeram inúmeras possibilidades para as empresas otimizarem os seus processos, aumentarem suas capacidades produtivas e com isso serem muito mais competitivas no mercado. Entretanto, para toda empresa que investe ou planeja investir em tecnologia e não quer ficar no prejuízo, faz-se necessário o auxílio de uma equipe ou empresa de Suporte em TI com profissionais especializados.

Diferente de qualquer outro departamento, o Suporte de TI precisa estar profundamente ligado à empresa, alinhado com seus valores, missão e visão. Não é um serviço de departamento que pode ser contratado em momentos pontuais, sem saber se a equipe é atualizada e preparada, não apenas para resolver aquele problema mas também para antever outros que possam vir a acontecer.

Sem isso, pequenos problemas como queda e lentidão nos sistemas e rede, perda de dados internos, falta de segurança de documentos, desatualização de sistemas e soluções serão frequentes no dia a dia da empresa, prejudicando diretamente a produtividade e rentabilidade do seu negócio.

Conheça 4 problemas que sua empresa pode ter sem Suporte de TI


Desvantagem competitiva

Como citado acima, o setor de TI organizado permite com que cada um dos gestores dos demais setores foquem no que sabem fazer de melhor, suas próprias áreas, e recorram ao TI apenas para melhorar os resultados já obtidos.
A apresentação de dados, custos e estratégias de forma clara pelo gestor torna a tomada de decisões muito mais rápida e eficiente. Entretanto, sem esse recurso a empresa ficará sempre um passo atrás no mercado, podendo perder grandes oportunidades por ineficiência estrutural.

Sistemas desatualizados

A rotina diária de trabalho assim como a falta de recurso financeiro ou até mesmo desconhecimento podem fazer com que as máquinas utilizadas na empresa permaneçam com suas configurações iniciais por muito tempo, desatualizadas por negligencia e aos poucos se tornando obsoletas. Softwares e hardware desatualizados correm risco de causar grandes prejuízos com falhas repentinas ou recorrentes.

Falha na segurança

Independente do tamanho da empresa, seus dados internos fazem parte do que tem de mais importante, afinal são registros de clientes, funcionários, dados financeiros, carteira de clientes entre outros. Ao mesmo tempo que estar conectado é vital, são através delas, através de falhas de segurança que podem existir portas abertas para tentativas de invasão e cibercrimes.

Backup ineficiente ou inexistente

A falta de backup pode fazer com que qualquer problema que afete o acesso a esses dados, dificulte ou até paralise a execução de tarefas assim como o processo de tomada de decisões inerentes ao seu negócio. Já imaginou os prejuízos que uma empresa pode ter em razão de um único dia perdido de trabalho? Isso, considerando que o problema seja resolvido rapidamente para que seja retomada da rotina local, caso contrário, a dor de cabeça só aumenta!

Terceirizar pode ser o melhor caminho


Por estas razões, a importância do Suporte em TI para o sucesso de uma empresa é tão evidenciada atualmente. Os avanços tecnológicos estão entrando em cena cada vez mais rápido e dessa forma as empresas precisam da administração deles para sobreviver no mercado.  

Mesmo no caso das empresas de pequeno e médio porte, o Suporte Técnico de TI pode agregar valor para o trabalho de outras áreas. Para isso há a necessidade de evoluir a qualidade do serviço contratado e contar com um suporte contínuo, não apenas reativo aos problemas.

Nesse sentido, contar com um bom Suporte de TI, capaz de solucionar os problemas e propor ações que facilitem e otimizem os processos é um grande diferencial no mercado atual e a Terceirização da TI pode ser o caminho mais rápido para que uma empresa especializada cuide da sua TI enquanto foca no desenvolvimento do seu core business.

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