fbpx

SPAM – O que é e como evitá-lo!

12 de Abril de 2021

SPAM é uma mensagem eletrônica que chega ao usuário sem a sua permissão ou sem seu desejo em recebê-lo. Geralmente são recebidas por e-mail, mas também podem circular pelas redes sociais ou comentários de blogs.

Sendo assim, os e-mail´s do tipo “SPAM” são os principais meios para disseminação de malwares e consequentemente para a infecção de máquinas, sistemas e redes a partir de clicks em links.

Na maioria dos casos, a mensagem de SPAM promove algum produto ou serviço, mas em outras situações, ela tem o objetivo simplesmente de difundir histórias falsas, conhecidas como “hoax” ou conseguir os dados financeiros e pessoais dos usuários.

Quais os perigos do SPAM?

Como se já não bastasse as mensagens de SPAM poluírem a caixa de entrada e fazer o usuário perder tempo selecionando e apagando as mensagens indesejadas, elas impactam em um gasto maior, tanto para o usuário quanto para as empresas, além do usuário gastar mais do seu pacote de dados recebendo estas mensagens inúteis, as empresas terão um gasto maior com filtros anti-spam e ferramentas que buscam identificar e bloquear ao máximo mensagens deste tipo.

Além disso, o SPAM pode ser um grande disseminador de vírus e outros tipos de malwares, alguns links tentam fazer a captura de dados importantes da pessoa, como senha do e-mail ou da conta bancária. E ainda, traz riscos à segurança e prejuízo financeiro pois pode conter links ou anexos que direcionam para malwares ou sites falsos, assim como induzir a compra de produtos com procedência e qualidade duvidosa.

Ainda há um outro problema que surge da luta contra esse tipo de mensagem. Os filtros anti-spam, às vezes, sofrem com falsos-positivos. Ou seja, uma mensagem legítima é encarada pelo filtro como SPAM e enviada para a pasta de SPAM do seu e-mail. Com isso, as chances da pessoa não ler essa mensagem legítima são bem grandes e se for um e-mail importante de trabalho, por exemplo, o usuário terá um grande prejuízo.

Como evitar ser vítima de um spammer?

Como vimos, o SPAM é uma prática altamente prejudicial para usuários e empresas e, infelizmente, afeta a todos que possuem acesso à internet. Porém, há algumas medidas que podemos adotar para minimizar por completo os danos que o SPAM pode causar.

Confira uma lista com tudo o que você pode fazer para se proteger do SPAM em seus mais diversos meios:

1. Marque como SPAM as mensagens na sua caixa de entrada

Os serviços de e-mail (Gmail, Outlook, Yahoo Mail, etc..) possuem filtros AntiSpam que identificam automaticamente uma mensagem como tal. Porém, eles não são perfeitos. Se vir uma mensagem de SPAM em sua caixa de entrada, marque-a como tal e depois a exclua. Assim, você ajuda a melhorar a eficácia dos filtros AntiSpam de seu serviço de e-mail.

2. Não ajude a divulgar boatos (hoax)

Como vimos, um dos tipos de SPAM é o boato, também chamado de hoax. Sempre que você vir circulando na rede alguma história muito alarmante pedindo para ser compartilhada ao máximo, por favor, não faça isso. Dessa forma você não estará ajudando a disseminar um boato pela internet que, ao invés de ajudar os usuários, causam desinformação.

3. Tome cuidado com os sites nos quais você se cadastra

Muitos sites permitem que o leitor cadastre o seu e-mail para o recebimento de newsletters ou boletins informativos. Embora muitos deles realmente entreguem o conteúdo prometido, eles podem compartilhar o seu e-mail com spammers. Por isso, avalie bem a necessidade de se cadastrar naquele site. Uma forma de continuar sabendo se tem conteúdo novo naquele site sem usar o seu endereço de e-mail é usando um serviço de Feed RSS.

4. Configure bem a sua privacidade nas redes sociais

Redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram e outras possuem configurações de privacidade que permitem ocultar algumas informações, como o seu endereço de e-mail ou número de telefone. Tire um tempo para dar uma olhada nessas configurações e aumentar a privacidade de seu perfil.

5. Utilize a função de “Cópia oculta” nos e-mails

Todos os serviços de e-mail possuem uma função chamada “Cópia oculta”. Ela é especialmente útil se você for enviar um e-mail para duas ou mais pessoas. A cópia oculta esconde o e-mail dos destinatários e, caso a mensagem seja interceptada ou acessada por um PC infectado, os endereços continuarão ocultos.

6. Mantenha o seu endereço de e-mail oculto

Evite cadastrar o seu endereço de e-mail em newsletters inúteis ou em serviços online que podem ser acessados abertamente. Os spammers contam com ferramentas automatizadas que varrem a internet em busca de emails que possam ser usados como alvos. Se tiver de dar o seu e-mail a alguém, o faça de forma privada, através de um chat ou mensagem.

7. Não acesse os sites promovidos por SPAM

Não importa se você quer perder peso mais rápido ou fazer o seu órgão genital crescer, não acesse os sites promovidos por SPAM. As chances de você se tornar um alvo ainda maior deles aumenta e você ficará mais suscetível a vírus.


8. Não responda a mensagens de SPAM

Quando você responde a um e-mail de SPAM, o autor dele tem a certeza de que aquele e-mail é ativo e usado com frequência. Sendo assim, o mais sensato é marcar a mensagem como SPAM, conforme nossa primeira dica e excluí-la.


9. Tome tempo para ler a política de privacidade dos sites

Sempre que você se cadastrar em um site ou serviço online dê uma lida nos termos de uso ou política de privacidade. Veja se eles possuem cláusulas que garantem a sua privacidade e que eles não irão passar o seu e-mail para terceiros. Desmarque também as caixas de seleção que autorizam o uso de e-mail contendo promoções, ofertas e propagandas. Se houver qualquer dúvida à forma que o site tratará o seu e-mail, não se cadastre nele.

10. Mantenha o seu PC protegido

O uso de um bom antivírus atualizado pode ser uma arma eficiente contra o SPAM e seus vírus. Além disso, sempre mantenha o seu Windows e demais programas atualizados, preste bastante atenção em tudo o que você baixa na internet e com os sites que acessa.

E-mails livres de ameaças e SPAMS

É sabido, que o SPAM é bastante difundido na internet porque, apesar de todos os problemas, é uma prática que funciona (dá resultado ao emissor). Sendo assim, é importante se manter informado sobre o assunto e tomar medidas capazes de combater o problema. 

Contudo, hoje existem no mercado soluções antispam capazes de eliminar até 99% do tráfego de spams na rede focados na segurança e produtividade pois retiram boa parte da carga de e-mails indesejados além de e-mails maliciosos.

Sendo assim, opte por um bom provedor de e-mails que ofereça qualidade, segurança e suporte técnico ágil para que possa tirar as dúvidas do dia-a-dia, diagnosticar e entender os problemas pois sem ele os problemas podem ser ainda maiores.

Você pode deixar que a W2Z cuide disso para você, faça contato com nossos especialistas, eles vão te ajudar a identificar qual o melhor AntiSpam para seu negócio.

Falar com um especialista

Conheça a W2Z

Nosso portfólio é composto por produtos e serviços certificados pelas maiores empresas de tecnologia assegurando as melhores soluções do mercado para Segurança de TI, Suporte Técnico de TI, Backup, Servidores, Hospedagem e Desenvolvimento Web.


Buscar

Telefones fora de serviço

Nosso telefone fixo está temporariamente fora de funcionamento, para abertura de chamados utilize os canais abaixo:

Celular (19) 9 9718.5222

WhatsApp (19) 3535.9000

Abrir Chat