fbpx

Comece o ano melhorando sua infraestrutura de TI!

11 de Maio de 2021

Você já fez a sua lista de resoluções de ano novo? 2021 já chegou e é uma nova oportunidade de fazer diferente dentro da sua empresa.

O início de um novo ano sempre traz a oportunidade de organizar metas e se tornar mais produtivo. Para que as resoluções de ano novo sejam realmente colocadas em prática é preciso colocar no papel todos os objetivos que precisam ser alcançados. 

Com a tecnologia não é diferente. É ela que dá suporte para que uma infinidade de atividades aconteça de forma eficiente e com segurança. Portanto, ao falar em renovar a infraestrutura de TI, podemos englobar equipamentos, sistemas, softwares, plataformas de armazenamento, redes e diversos outros serviços.

Mas porque pensar em renovar a Infraestrutura de TI no início do ano?

Assim como tudo que envolve tecnologia, essa renovação envolve custos. Por isso, é importante que ela seja realizada seguindo um planejamento estratégico. É nesse ponto que essa renovação deve ser incluída junto com as outras estratégias que são definidas nesse momento.

A renovação da infraestrutura de TI pode acontecer em diversos momentos, mas o início do novo ano pode ser uma época propícia para que ela seja planejada.

Confira 4 pontos importantes na hora de planejar a renovação da sua infraestrutura de TI

1 – Avalie sua estrutura atual e faça um diagnóstico

Considere todas as estruturas que sua empresa já possui e como elas funcionam atualmente. Elas otimizam seus processos? Melhoram o desempenho? Utilize dados recentes para mensurar o máximo possível os resultados que envolvem as tecnologias dentro da sua empresa.

2 – Pense no futuro

É importante que você pense no futuro e defina objetivos claros para o próximo ano. Depois, avalie como a infraestrutura tecnológica vai te ajudar nisso. Pense também onde sua empresa quer chegar e que tipo de tecnologia e equipamentos ela precisa para isso. Alinhe todas as necessidades com os objetivos primordiais do negócio.

3 – Defina prioridades

Quando estiver planejando o ano, defina o que é prioridade. Renovar a infraestrutura de TI envolve diversos custos, por isso é importante que você também os planeje de forma inteligente para que eles não desregulem seu fluxo de caixa.

4 – Encontre bons parceiros

Para renovar a infraestrutura de TI, é imprescindível que você conte com bons parceiros. Pesquise uma boa empresa fornecedora de serviços de TI, como a W2Z, que possa te oferecer todo o suporte para que você realize essas renovações da melhor forma possível.

E o que é importante ser analisado?

– Computadores antigos

Quando se pensa em infraestrutura de TI, provavelmente servidores e outras ferramentas de rede vêm a mente, no entanto, alguns dos componentes de infraestrutura de TI mais importantes são os computadores.

Os computadores desktop e laptop nos quais sua empresa investiu a alguns anos atrás provavelmente eram ótimos quando adquiridos, mas hoje podem estar causando uma perda na produtividade da sua equipe, com paradas de sistema, ociosidade de máquinas, perda de produtividade dos funcionários e manutenções constantes.

Substituir esses computadores antigos é uma ótima oportunidade para investir em dispositivos com melhores recursos.

– Software desatualizado

Um software que está se aproximando do fim de sua vida útil  se torna lento e desatualizado e pode colocar toda a rede de uma empresa em risco.
A troca ou atualização do software pode melhorar seu negócio em diversos aspectos como:

  • Melhor segurança;
  • Aumento da capacidade;
  • Produtividade;
  • Eficiência;
  • Custos menores a longo prazo;
  • Satisfação do funcionário

Desta forma, a atualização se faz necessária para garantir que os patches de segurança estejam em vigor e que sua empresa não corra riscos desnecessários.

– Sistemas Lentos

Não há nada pior que olhar para a tela de computador e aguardar, aguardar, aguardar…Afinal, uma aplicação lenta é um empecilho para a empresa como um todo. Elas atrasam seus negócios e na maioria das vezes causam estragos na produtividade dos funcionários.

Sistemas lentos também podem ser sintoma de um problema mais profundo na infraestrutura de TI podendo ser causado através de um armazenamento inadequado, falta de capacidade de processamento ou até a largura da banda limitada.

Solucionar esses problemas trará benefícios para o seu negócio os tornando mais eficiente.

– Servidores

Servidores com falhas geralmente são sintomas de problemas de infraestrutura muito mais profundos. Afinal, os servidores podem travar devido à largura de banda limitada, espaço inadequado ou falta de capacidade de processamento. Servidores travados também podem ser causados por discos corrompidos, falta de fluxo de ar adequado em sua sala de servidores ou pior ainda, infecção por malware.

Portanto, avaliar a infraestrutura do servidor e implementar uma estratégia que permita um pico de operação e crescimento garantirá que eles realmente atendam às necessidades do seu negócio.

– Espaço de armazenamento insuficiente

Se você está ficando sem espaço de armazenamento, sua empresa precisa atualizar a infraestrutura de TI. O espaço de armazenamento limitado pode levar a lentidão de sistemas e falhas no servidor. Mas também pode levar a outros problemas tão sérios quanto.

Afinal, ao ficar sem espaço de armazenamento, a equipe poderá não conseguir salvar documentos importantes. Além disso, há o risco de perder dados da empresa altamente valiosos e diminuir a produtividade de equipe. Portanto, a migração do armazenamento de dados para a nuvem é uma opção econômica e eficiente.

O armazenamento em nuvem é infinitamente escalonável e pode ser adicionado muito mais rapidamente do que o armazenamento tradicional.

– Uso da nuvem

A computação em nuvem oferece maior flexibilidade, escalabilidade e colaboração. Se sua empresa não está aproveitando a nuvem, é hora de atualizar a infraestrutura de TI. Um provedor de serviços gerenciados pode ajudar a empresa à medida que ela migra serviços para a nuvem.

Este processo não confere só um maior poder de processamento e armazenamento de dados, necessário a qualquer empresa, mas também proporciona à equipe a consistência, flexibilidade e ferramentas de colaboração aprimoradas que auxiliarão a obter o máximo de sua tecnologia.

– Alto custo com soluções em TI

Quanto mais antiga a tecnologia, mais custa atualizá-la e repará-la. Afinal, ao longo dos anos, os custos de manutenção e reparos começam a somar. Ou seja, os custos de TI não devem ficar fora de controle apenas para manter seus sistemas vigentes em funcionamento.

A estratégia de usar medidas temporárias para solucionar o problema do momento acaba não sendo uma boa saída pois não cuidam dos problemas mais profundos.

Através da atualização da sua TI você acaba economizando mais dinheiro a longo prazo, pois ela permite que você tenha um sistema coeso e que funciona de verdade.

– Backup confiável

Sem um plano de backup, a empresa corre o risco de perda de dados em caso de violação, desastre ou falta de energia.

Portanto, toda empresa deve implementar um plano de recuperação de dados completo que inclua backups e testes regulares. A hospedagem na nuvem é uma maneira inteligente de armazenar backups de dados completos em vários locais geográficos.

O importante é não esperar até que seja tarde demais para se preocupar com backups.

– Sistema violado

Não há sinal mais claro de que você precise atualizar a infraestrutura de TI do que uma violação de segurança.

Os hackers aproveitam as vulnerabilidades do sistema para violar sua segurança e acessar sua rede. Um ataque cibernético bem-sucedido pode prejudicar a capacidade da sua organização de realizar negócios, prejudicar seu status de parceiro de negócios confiável e até mesmo colocar sua empresa em risco de fechamento.

Mesmo que o ataque tenha impacto mínimo, é um sintoma de problemas mais profundos que quase certamente exigirão atualizar a infraestrutura de TI, desta forma, contar com uma empresa de serviços de TI para fornecer serviços de segurança é primordial.

O que você ganha ao renovar a infraestrutura de TI da sua empresa?

Em primeiro lugar, você ganha em redução de custos, já que equipamentos e sistemas obsoletos geram atrasos, problemas e necessidade constante de manutenção, além de geralmente consumirem também mais energia e recursos.

Além disso, você também pode ganhar em motivação dos funcionários, que ao se depararem com novas tecnologias vão se sentir impulsionados a também fazer algo novo e diferente.

Ao mesmo tempo, sua empresa pode ganhar na qualidade do serviço. Isso porque as novas tecnologias são feitas para otimizar processos e torná-los mais rápidos, ágeis e eficientes.

E quando começar?

Antes de mais nada, não adianta fazer a lista de resolução e não colocar em prática, não é mesmo? Então aproveite o ano novo para colocar no papel quais são as resoluções da sua empresa e trace um plano para chegar em todos os seus objetivos.

É importante consultar um especialista que ajudará você a determinar quais áreas da infraestrutura de TI são sólidas, quais precisam de pouco investimento e quais precisam de uma atualização completa.

Saiba como a W2Z Soluções pode ajudar sua empresa

Nosso atendimento é feito por equipe de profissionais qualificados e certificados que vão poder te ajudar do planejamento a execução das atividades de TI, a fim de tirar o máximo de desempenho de toda infraestrutura.

Quer saber como podemos te ajudar? Fale com um especialista e deixe que a W2Z cuide da sua infraestrutura de TI.

Gostou desse conteúdo? Acompanhe o nosso Blog W2Z para não perder nenhuma novidade de TI!


Buscar

Telefones fora de serviço

Nosso telefone fixo está temporariamente fora de funcionamento, para abertura de chamados utilize os canais abaixo:

Celular (19) 9 9718.5222

WhatsApp (19) 3535.9000

Abrir Chat