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O que é Suporte Técnico de TI?

14 de Julho de 2020


O escopo do Suporte Técnico de TI vai muito além de apenas diagnosticar e reparar computadores.

O objetivo é cuidar de toda a infraestrutura de TI das empresas atuando no suporte técnico, atualização tecnológica, otimização de recursos e proporcionando maior eficiência na execução das atividades, dessa forma tem a responsabilidade de garantir o funcionamento de toda a infraestrutura utilizando metodologias que buscam criar, controlar e aferir procedimentos de maneira proativa e atuante na prevenção de problemas.

A tecnologia faz parte do nosso dia a dia e poder contar com um suporte técnico especializado na gestão da TI da sua empresa trará muitos benefícios, por isso conheça um pouco mais sobre o Suporte Técnico de TI neste artigo.

Qual a importância do Suporte em TI?

Existe um requisito para serviços de Suporte de TI em todas as organizações e portes. Através do avanço tecnológico vieram também inúmeras possibilidades para que a empresas otimizassem seus negócios utilizando diferentes programas incluindo aplicativos, nuvem, estruturas de trabalho, servidores, sistemas, segurança, entre outros, e para que uma empresa possa operar com tranquilidade em meio a tantas opções e avanços tecnológicos, a necessidade de estar respaldado  por uma equipe de suporte em TI com profissionais especializados é ainda maior.

Ter um suporte em TI é prevenir que o seu negócio não seja prejudicado devido a um problema com um equipamento ou software da empresa, ou ainda sofra com um ataque cibernético, os ambientes virtuais estão cada vez mais vulneráveis e o suporte técnico é fundamental para evitar perdas de resultado na sua empresa

Pontos importantes ao contratar um Suporte em TI

Leve em conta a disponibilidade da empresa para atender as suas necessidades, tanto na fase de implantação como posteriormente atendendo aos chamados e sugerindo atualizações tecnológicas que possam proporcionar redução de custos, avanço tecnológico e aumento de resultados.

Infraestrutura:
A empresa investe em tecnologia? Tem um servidor próprio de dados? Existem colaboradores com capacidade de locomoção para ir ao seu escritório e solucionar seus problemas? Quando você liga, eles atendem ou cai direto na caixa postal? É uma empresa organizada e estará disponível quando você precisar? Esses pontos são importantes quando falamos de suporte técnico de TI.

Colaboradores:
Ter colaboradores que buscam o desenvolvimento pessoal e profissional traz maior segurança para sua empresa, profissionais atualizados e dispostos tem muito mais a oferecer e por isso estão sempre prontos para encarar desafios e propor soluções.

Clientes:
A diversidade de clientes enquanto porte e segmento que esse fornecedor de TI atende também se torna um ponto a ser levado em consideração já que pode mostrar a flexibilidade e know-how de conhecimento em tecnologias diferentes para suprir a demanda de trabalho.

Depoimentos de clientes:
Busque o site ou as redes sociais desta organização e procure os cases de sucessos de trabalhos já realizados. Outro ponto muito importante que deve ser analisado são as avaliações, recomendações e indicações de outras empresas, elas serão fundamentais para sua tomada de decisão.

Recomendações:
Perguntar para amigos do ramo é a última forma de validação,  é o que realmente gabarita um suporte técnico de TI, pois em um mercado em que erros custam dados de empresas inteiras, é fundamental confiar em quem vai cuidar da TI da sua empresa.

Qual o valor de um suporte em TI?

Antes de qualquer coisa, é preciso que fique claro: os gastos com um suporte em TI não são despesas, mas sim investimentos. Partindo dessa premissa, o valor investido em uma companhia de TI séria e focada em alavancar seu negócio, possibilitará que sua estrutura de TI seja robusta e personalizada de acordo com suas necessidades e seu negócio terá à disposição um serviço de suporte em TI pronto para te dar auxílio local ou remotamente, sempre suprindo suas demandas e dando a fundamentação ideal para sua empresa nunca parar de crescer. Ter a segurança de que, em qualquer situação adversa, haverá uma equipe de especialistas pronta para solucionar seus problemas.

O Suporte Técnico Também Serve Para Pequenas E Médias Empresas!

Mesmo no caso das empresas de pequeno e médio porte, o Suporte Técnico de TI deveria agregar valor para o trabalho de outras áreas. Para isso há a necessidade de evoluir a qualidade do serviço contratado e contar com um suporte contínuo, não apenas reativo aos problemas.

No entanto, o custo para manter um departamento interno é elevado, pois exige a contratação de profissionais, ferramentas e softwares. Alternativas como a Terceirização de TI podem ser uma excelente opção para reduzir os custos e superar esta dificuldade.

Hoje, com a internet, é possível realizar acessos remotos e configurar máquinas, dispositivos, sistemas operacionais e softwares mesmo à distância e Além disso, quando necessário, um técnico pode ser enviado até sua empresa, para realizar manutenções ou configurações de forma presencial.

Em um mercado competitivo onde é preciso reduzir custos sem perder desempenho, a Terceirização de TI é uma importante aliada das pequenas e médias empresas.


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